sábado, 28 de maio de 2011

ALIMENTOS GERMINADOS


A germinação


Os alimentos germinados oferecem um imenso potencial de energia concentrada de altíssima qualidade. A germinação oferece, em relação ao grão sem germinar, uma quantidade inimaginável de nutrientes em seu estado mais puro e vivo. Disponibiliza elevados teores de aminoácidos, vitaminas, minerais, proteínas, enzimas e catalisadores. O processo de germinação, comparável a uma pré-digestão, transforma grãos e sementes em alimentos facilmente assimiláveis por nosso organismo e têm ainda a vantagem de aportar pouquíssimas calorias, sendo por isso recomendados em processos de emagrecimento ou manutenção de peso.

Dentre as propriedades terapêuticas dos germinados, destacam-se especialmente:
- o favorecimento dos processos de desintoxicação
- o fortalecimento do sistema imunológico
- o combate à ação dos radicais livres
- o estímulo às funções pancreáticas
-a melhoria do funcionamento dos intestinos e o fortalecimento da flora intestinal
- o rebaixamento do índice de colesterol 
Todas as sementes são extremamente nutritivas se consumidas cruas. Na sua forma germinada aumentam exponencialmente todas as vantagens nutricionais citadas.    Por serem riquíssimas em fibras, as sementes facilitam a saúde de todo trânsito alimentar, evitando assim a desagradável sensação de incompletude na eliminação dos resíduos alimentares.

Qualidades e propriedades das sementes
Todas as sementes são extremamente nutritivas se consumidas cruas. Na sua forma germinada aumentam exponencialmente todas as vantagens nutricionais.                        Por serem riquíssimas em fibras, as sementes facilitam a saúde de todo trânsito alimentar, evitando assim a desagradável sensação de incompletude na eliminação dos resíduos alimentares.
Linhaça

Seu alto poder desintoxicante e regenerador dos processos cerebrais transforma a linhaça num potente aliado da nossa saúde. Melhor fonte vegetal de ômega-3
(agente antiinflamatório e regenerador celular),
apresenta um alto teor de proteínas,
mucilagens e fibras, sendo um importante protetor dos intestinos e recuperador da flora intestinal. Reduz o colesterol sanguíneo, protegendo o sistema circulatório de acidentes vasculares, entre outros.



Abóbora

Reduz e controla a hipertensão arterial, assim como os teores de colesterol sanguíneo. A medicina chinesa usa as sementes de abóbora há milhares de anos como um vermífugo natural, combatendo os parasitas intestinais. Os altos índices de zinco protegem a próstata, através da melhoria do tônus dos músculos da bexiga. Ao zinco juntam-se ainda teores elevados de ferro, cobre, potássio, manganês, cálcio e selênio e a eles as vitaminas A, B1, B2, E, niacina e ácido fólico num pacote nutricional de grande impacto no organismo. 


Gergelim
Também conhecido como sésamo, é uma das espécies vegetais mais antigas cultivadas pelo homem. Recomendado àqueles cujo trabalho requisita intensamente as funções cerebrais e intelectuais, pelo seu grande conteúdo protéico. Combate o esgotamento nervoso, o stress e a perda de memória.  Extremamente rico em vitamina A, estimula e revigora a acuidade visual.

Girassol
Protetora do coração, a semente de girassol combate também a osteoporose, pelos seus altos teores em cálcio e magnésio. Com altos índices de vitaminas E e D, estimula e protege o sistema imunológico e é um excelente protetor e nutriente de pele, unhas e cabelos. A presença de índices consideráveis de selênio, tido como inibidor da proliferação das células cancerosas, faz da semente de girassol um protetor do organismo em geral.a

Nenhum comentário:

Postar um comentário